Campanha estadual de imunização contra a dengue deve começar no dia 13

mosquito-da-dengue

O Paraná já recebeu o primeiro lote de vacinas contra a dengue que será utilizado na campanha estadual de imunização a partir do dia 13 de agosto.

As primeiras 500 mil doses serão distribuídas já nesta semana em 30 municípios que integram a primeira etapa da vacinação. A campanha foi lançada na última semana pelo governo estadual.

Segundo o governador Beto Richa, a meta é imunizar meio milhão de pessoas até o próximo verão, quando a doença se alastra com mais facilidade

De acordo com o responsável pelo monitoramento da dengue no Paraná, Raul Belly, da Secretaria de Estado da Saúde, a vacina deve reduzir o impacto da doença no Paraná.

Ele diz ainda que o estado teve um ano atípico, em que a Dengue se espalhou para cidades que nunca haviam registrado casos.

Em Paranaguá (litoral) e Assaí (norte do Estado), as doses estarão disponíveis a pessoas com idade entre nove e 44 anos – faixa etária completa em que a vacina é indicada.

Em outros 28 municípios prioritários, a vacinação será direcionada a jovens com idade entre 15 a 27 anos. A escolha deste grupo se baseou em um estudo epidemiológico da Secretaria da Saúde que apontou que 30% do total de casos de dengue do estado ocorrem nesta faixa etária. Em Curitiba as doses não serão aplicadas na rede pública de saúde.

Na rede privada, a maioria dos laboratórios ainda não definiu como será a imunização nem o preço das doses. A diretora médica de uma rede de dos laboratórios em Curitiba, Myrna Campagnoli, disse que uma das estratégias será elaborada a partir do prazo de validade das vacinas, que é muito curto. Provavelmente, será no sistema de agendamentos para evitar desperdício

No último período epidemiológico, que foi de agosto de 2015 a julho de 2016, foram registradas 61 mortes em decorrência da dengue no Paraná. Foram 55.998 mil casos confirmados, sendo 912 considerados graves. Segundo o próprio Governo Estadual o número pode aumentar, já que os dados são preliminares e estão sujeitos a atualizações.

O informe divulgado nesta terça-feira (2) mostra que 90 municípios do estado registraram epidemia de dengue entre agosto/2015 e julho/2016. O número é 27% inferior ao período compreendido entre 2014 e 2015.

Repórter Fábio Buchmann



Categorias:Paraná

Tags:, , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: