Morre o advogado e jornalista Edésio Passos

Edesio Passos

Morreu nesta terça-feira (09/08) em Florianópolis (SC) o advogado e jornalista paranaense Edésio Passos. Ele estava com 77 anos e foi vítima de uma parada cardíaca.

Edésio exercia o cargo de diretor-administrativo da Itaipu Binacional desde 2005 e por mais de 50 anos exerceu advocacia nos estados do Paraná e também de Santa Catarina. A atuação dele foi principalmente marcada pela defesa de trabalhadores e de sindicatos.

Nascido em Tomazina, na região norte do estado, Edésio Passos foi um dos fundadores do PT no Paraná. Pelo partido ele foi deputado federal entre os anos de 1991 e 1994. Foi ainda candidato à prefeito da capital e também a senador pelo Paraná, no ano de 2002.

Edésio deixa a mulher, Cleoci, e quatro filhos: Ana Beatriz, André, Estevão e Valquíria. Um deles, André Passos, foi vereador por dois mandatos em Curitiba, também pelo PT, nos anos 2000.

No facebook, a morte de Edésio foi lamentada pela vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves. Também advogada trabalhista e também integrante do Partido dos Trabalhadores, Mirian escreveu que Edésio foi um homem “Íntegro, que nunca traiu os seus princípios”. Mirian escreveu ainda que a morte de Edesio Passos é uma perda de todos que defendem a classe trabalhadora e a igualdade de direitos.

No site do escritório fundado por Edésio Passos, uma nota fala que o advogado trabalhista e jornalista foi um ícone da defesa de trabalhadores e das liberdades democráticas no Brasil.

O escritório informa também que Edésio vinha combatendo especialmente no último ano os problemas de saúde.

De acordo com informações divulgadas pela Itaipu Binacional, o velório de Edésio Passos acontece nesta quarta-feira (10/08) entre às 08h e às 15h na sala Esmeralda da Capela Vaticano, em Curitiba (Rua Desembargador Hugo Simas, 26 – Bairro São Francisco).

Em seguida, o corpo deve ser levado para o crematório de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba.



Categorias:Paraná

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: