Primeiro debate entre candidatos a prefeitura acontece em 22 de agosto

O primeiro debate das eleições 2016 já tem data marcada. Os candidatos à prefeitura de Curitiba se encontrarão no dia 22 de agosto, na TV Band.

Já no dia 26 começa a propaganda eleitoral no rádio e na televisão, que deve ser protagonista no pleito deste ano.

O primeiro debate das eleições municipais em Curitiba deve reunir todos os candidatos ao cargo de prefeito.

Pela regra eleitoral apenas seis dos pleiteantes precisariam ser convidados, mas a TV Band promete chamar os nove candidatos.

A exigência do Tribunal Superior Eleitoral é de que sejam obrigatoriamente convidados os partidos que têm mais de nove deputados federais.

Se a regra fosse aplicada ficariam de fora Ademar Pereira (PROS), Afonso Rangel (PRP) e Xênia Melo (PSOL); mas eles devem se juntar aos candidatos que tem convite garantido: Gustavo Fruet (PDT), Maria Victória (PP), Ney Leprevost (PSD), Rafael Greca (PMN), Requião Filho (PMDB) e Tadeu Veneri (PT).

O debate na Band está marcado para as 22h15 do dia 22 de agosto, uma segunda-feira.

E também naquela semana, na sexta-feira, dia 26, começa a propaganda eleitoral, que deve ser uma das principais ferramentas em 2016.

A avaliação é de diretor do Instituto Paraná Pesquisas Murilo Hidalgo, com base nas novas características do pleito: uma campanha de tempo mais curto e fora das ruas, além de menos recursos para alcançar o eleitor.

Com as mudanças, a expectativa é de foco nas propostas e menos campanha de desconstrução.

O maior tempo na televisão será o de Maria Victória (PP), com programa de dois minutos e sete segundos; na sequência vem Rafael Greca (PMN), com poucos segundos a menos.

Para Hidalgo, os dois levarão vantagem se conseguirem que os candidatos a vereador também embarquem na campanha durante as inserções.

Apesar dessa possível visibilidade maior para os dois candidatos, Hidalgo acredita que a vantagem fica bastante diluída no primeiro turno.

Os cálculos apontam que outros quatro candidatos terão tempos bastante próximos: Gustavo Fruet (PDT) terá 1’26’’ e Requião Filho (PMDB), 1’20’’. Tadeu Veneri (PT) terá 1’14’’ e Ney Leprevost (PSD), 1’11’’.

Os últimos três candidatos aparecem com tempos muito restritos: Ademar Pereira (PROS) terá 15 segundos de televisão, Xênia Mello (PSOL) contará com 11 segundos e Afonso Rangel (PRP) terá apenas seis segundos na tevê.

Repórter Cristina Seciuk



Categorias:Política

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: