51 cavalos foram apreendidos nas ruas de Curitiba desde junho

Foto: Cristina Seciuk

Foto: Cristina Seciuk

51 cavalos foram apreendidos nas ruas de Curitiba desde junho por equipes da Rede de Proteção Animal, que fiscalizam o cumprimento da lei que proíbe a tração animal na cidade.

Todos foram adotados.

As apreensões dos cavalos foram feitas a partir de blitze realizadas por causa da nova regra, que veta o uso de animais para puxar carroças e outros veículos.

De acordo com o coordenador da rede, Paulo Colnaghi, nem todos foram recolhidos com base na lei da tração animal. Muitos estavam abandonados ou em situação de maus tratos.

Todos os cinquenta e um cavalos foram levados para ao Centro de Zoonoses e posteriormente encaminhados para adoção, com base em um cadastro de interessados mantido pela Rede de Proteção.

O responsável pelo grupo destaca que a aplicação de multas não vem sendo realizada, apesar de a lei estabelecer a possibilidade de sanção pecuniária.

Colnaghi afirma que alguns casos abordados são de pessoas que vem de municípios da região metropolitana. Para evitar esse trânsito, começaram a ser instaladas placas informativas na divisa de Curitiba com as outras cidades, como na ligação com São José dos Pinhais, por exemplo.

Além da conversa para garantir que a retirada do animal aconteça sem a necessidade de força, as equipes tem feito também encaminhamentos sociais quando necessário.

Segundo Colnaghi, foram a minoria dos casos.

A avaliação do coordenador da rede é de que a estimativa inicial da prefeitura foi superestimada, mas avalia que o número de apreensões ainda deve subir.

A lei que proíbe a tração animal em Curitiba foi sancionada em outubro passado e ainda não está regulamentada. Apesar disso, não haveria impedimentos para a aplicação da regra.

Repórter Cristina Seciuk



Categorias:Cidade

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: