Coluna de Renato Follador: Amadurecer

O Banco Central alemão propôs elevar a idade para aposentadoria para 69 anos. Mudança é necessária para manter o sistema sustentável.

Enquanto no Brasil se discute a necessidade de uma reforma da previdência social, com a implantação de uma idade mínima para a aposentadoria, há dez anos, a Alemanha já tinha definido 67 anos para os que se aposentarem a partir de 2029. Pois, agora, estima que essa idade não será suficiente para que o governo mantenha as aposentadorias nos níveis atuais.

Sabem qual é, na prática, a idade média em que as pessoas se aposentam por tempo de contribuição no Brasil? Pois é de só 54 anos. Viram a diferença.

O sistema estatal alemão tem boa saúde financeira hoje, mas vai ficar pressionado nas próximas décadas, quando a geração dos “baby-boomers” começar a se aposentar em um cenário no qual haverá menos trabalhadores jovens para ocupar essas vagas, segundo o Bundesbank.

É isso mesmo. Quando lutamos contra a demografia e o aumento de longevidade o resultado só pode ser um: aposentadorias menores no futuro.

Vive mais, tem que trabalhar mais. Simples assim.

Para aqueles que não acreditam na insustentabilidade da previdência brasileira, peçam para um aposentado mostrar o seu contracheque.

Hora de amadurecer Brasil!



Categorias:Renato Follador - Previdência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: