Estados da região Sul têm maiores índices de doadores de órgãos do país

Foto: Rádio EBC

Foto: Rádio EBC

O Paraná é o segundo estado com mais doadores de órgãos por milhão de habitantes, do Brasil. O estado possui 26 doadores por milhão de habitantes. Os dados são referentes ao segundo trimestre deste ano e foram coletados pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). O índice é muito mais alto do que nacional. No Brasil, a cada milhão de habitantes existem 14 doadores.

Os três estados com melhores taxas de doadores efetivos do país são os três da região sul. Santa Catarina lidera, com quase 35 doadores para cada milhão de habitante, seguido pelo Paraná, com 26, e em terceiro lugar está o Rio Grande do Sul, com 25 doadores por milhão de habitantes.

Hoje, em todo o país, há mais de 33 mil pessoas na fila aguardando um órgão. Em números absolutos, a maior fila é para receber córneas e rim, seguida de fígado, coração, pulmão, pâncreas e intestino.

A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) busca o aumento de doadores em todo o país, já que, se o órgão não for aproveitado em um estado, o transplante pode ser feito em outra unidade da Federação, com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). Um rim, por exemplo, pode ser transplantado até 24 horas depois de retirado e um fígado até 12 horas.

No último semestre, 71% dos órgãos doados no Brasil não puderam ser utilizados porque o processo exige uma série de cuidados e infraestrutura para que os órgãos possam ser removidos e os transplantes feitos.

No Brasil, os potenciais doadores são jovens, vítimas de violência, de traumas e acidentes de automóvel, em geral, que eram saudáveis até a ocorrência desses episódios, o que favorece o aproveitamento dos órgãos.

Repórter Ana Krüger



Categorias:Geral

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: