Baixaria na Câmara: vereador fala palavrão na tribuna durante discussão de projeto

Foto: Câmara Municipal de Curitiba.

Foto: Câmara Municipal de Curitiba.

A Câmara Municipal optou por manter o veto do executivo ao projeto de lei que tornava obrigatória a presença de pelo menos uma vigia do sexo feminino nas agências bancárias durante período de atendimento.

A derrubada da medida dividiu o plenário e provocou até palavrão na tribuna.

A discussão sobre o veto ao projeto de lei tomou duas horas da sessão plenária desta terça-feira e alterou ânimos na casa.

A proposta aprovada pelos vereadores em junho era de garantir a presença de uma mulher na equipe de segurança dos estabelecimentos financeiros para evitar constrangimento às clientes. Enviado ao executivo, o texto não foi sancionado, sob a alegação de ser inconstitucional e acabou totalmente vetado.

Quando isso acontece, o posicionamento volta para análise da Câmara. Em plenário, o vereador Chicarelli (PSDC) fazia o encaminhamento e recomendava pela derrubada do veto prefeitural.

Na tribuna, o parlamentar afirmou que a restrição à proposta era um posicionamento contrário às mulheres e aos trabalhadores, mas em meio à argumentação subiu o tom e partiu para o palavreado de baixo calão.

Repreendido de forma imediata pelo presidente da Câmara, Ailton Araújo (PSC), Chicarelli se desculpou e justificou as ofensas como “força de expressão”.

Ainda nos encaminhamentos para a votação, Pedro Paulo do PDT, partido integrante da bancada da situação, afirmou que o opositor perdeu a razão.

Depois do episódio, os vereadores votaram e mantiveram o veto do executivo ao projeto, mas com placar apertado: 14 favoráveis e 13 contrários, com uma abstenção. Para derrubar o veto seriam necessários pelo menos 20 votos.

Repórter Cristina Seciuk



Categorias:Política

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: