Ex-marqueteiro do PT sabia que dinheiro veio de esquema de corrupção, diz MPF

O Ministério Público Federal defende que o ex-marqueteiro do PT, João Santana e a esposa e sócia dele, Mônica Moura, sabiam que pagamentos recebidos por serviços prestados ao Partido dos Trabalhadores vieram da corrupção na Petrobrás.

Quando foram interrogados pelo juiz Sergio Moro, em julho, o casal disse que o repasse de quase R$ 10  milhões era fruto de Caixa 2 do Partido dos Trabalhadores. O pagamento seria referente a campanhas eleitorais do partido feitas pelos publicitários.

O Ministério Público afirma que as alegações feitas por João Santana e Mônica Moura de que eles eram apenas prestadores de serviços do PT não têm qualquer credibilidade.

O MPF diz ainda que, diante das provas apresentadas, foi possível concluir que os pagamentos feitos ao ex-marqueteiro do PT e a esposa dele pelo operador Zwi Zkornicki foram fruto do esquema de corrupção na estatal.

A afirmação está nas alegações finais da ação penal referente à 23ª fase da Lava Jato, batizada de Acarajé, que investigou pagamentos ilegais no exterior e também movimentações relacionadas à empreiteira Odebrecht.

São réus nesse processo: João Santana e Mônica Moura; o operador Zwi Skornicki; o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto; o ex-diretor da empresa Sete, João Ferraz, e o ex-diretor da Petrobrás, Eduardo Musa.

Eles são acusados de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Nas alegações, os procuradores pedem a condenação de todos eles e defendem o aumento de determinadass penas em caso de condenação.

Com isso, o juiz Sergio Moro já pode proferir a sentença.

A defesa de Mônica Moura ainda não teve tempo de analisar as alegações do MPF e por enquanto não vai se pronunciar. A cbn entrou em contato, mas até o fechamento desta reportagem não recebeu retorno das defesas de João Santana e de Vaccari.

Repórter Ana Krüger



Categorias:Lava Jato

Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: