A dois dias de entrar em vigor, lei que pune os ‘Fura Catracas’ ainda não foi regulamentada

Foto:Divulgação / TCE

Foto: Divulgação / TCE

A dois dias de entrar em vigor, a Lei que multa os Fura Catracas do transporte coletivo de Curitiba ainda não foi regulamentada pela prefeitura, o que é necessário pra determinar como será a aplicação da lei e a fiscalização.

A lei, aprovada pelos vereadores em meados de maio, determina pagamento de 50 tarifas por parte do infrator, aquele que pular a catraca, entrar no ônibus pela lateral da estação, equivalente a cerca de 185 reais.

Os reincidentes serão multados em dobro. No caso de menor de idade, o responsável e quem paga a conta. Tudo o que for arrecado em multa será depositado em uma conta gerenciada pela Urbs.

De acordo com levantamento mais recente feito pelo Sindicato que representa as empresas de ônibus, o número de invasões chega a 3.831 por dia na capital. Ou seja quase 4 mil pessoas furam as catracas dos ônibus do transporte coletivo todos os dias em Curitiba.

O prejuízo do sistema, alegam as empresas, é de cerca de R$ 400 mil por mês ou R$ 4,5 milhões por ano.

A estação-tubo Praça Carlos Gomes, no sentido Terminal do Boqueirão, registra o maior número de invasões: em média, 250 por dia.

Já quando se compara o número de pessoas transportadas com o total de invasões, a estação-tubo Rio Barigui apresenta um dado alarmante: no sentido bairro, nos sete dias pesquisados, foram 640 invasões e 526 passageiros pagantes. Ou seja: mais gente invade do que paga a tarifa nessa estação. Ela também está no segundo lugar desse ranking, no sentido centro, com 718 invasões e 1.935 passageiros pagantes.

O levantamento traça um perfil dos invasores: 32% foram feitas por usuários comuns, 22% por gangues 19% por estudantes, 6% por torcedores e 21% por outros.

Sobre a regulamentação da lei que visa combater os fura catracas, que deveria entrar em vigor no domingo, a Prefeitura de Curitiba informa que está finalizando uma minuta de decreto para regulamentar a lei e esse procedimento deve ser concluído nos próximos dias.

Repórter Andressa Tavares



Categorias:Cidade

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: