Prefeitura abre sindicância sobre detenção de candidato a vereador pela Guarda Municipal

Foto: reprodução Facebook

Foto: reprodução Facebook

A Secretaria Municipal da Defesa Social determinou a abertura de sindicância para apurar as circunstâncias da detenção do advogado e candidato a vereador pelo PSol Renato Almeida Freitas Junior por guardas municipais.

Ele alega ter sido agredido pelos agentes de segurança.

O procedimento administrativo será acompanhado, de acordo com a prefeitura, pelo Sindicato da Guarda Municipal de Curitiba e também pela Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná.

Ainda conforme a informação da administração municipal, o grupo encarregado de apurar os fatos vai ouvir todos os envolvidos no caso, que aconteceu na tarde da quinta-feira (25), na região do Largo da Ordem.

Renato estava dentro do carro estacionado em frente à Casa da Leitura da Rua do Rosário e foi abordado por Guardas Municipais que foram acionados por causa da música alta. De acordo com a guarda, ele teria se negado a reduzir o volume e teria sido detido por desacato e perturbação de sossego.

Após a prisão, o candidato acusou os guardas de tê-lo agredido. Ele postou vídeos sobre o ocorrido em redes sociais. Neles, afirma que a confusão começou depois que ele pediu aos guardas municipais para acompanhar a revista que seria feita no veículo.

Renato Freitas também diz que foi discriminado por ser negro. Ele foi  liberado no mesmo dia, no início da noite.

O partido dele, o PSOL emitiu uma nota sobre o assunto, na qual repudia quaisquer atos de criminalização da juventude negra e periférica na cidade.

 



Categorias:Polícia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: