Pesquisa aponta que a maioria dos jovens não tem preferência por um partido político

Agência Brasil

Agência Brasil

O levantamento da PUC-PR ouviu 400 pessoas, com idade entre 18 e 24 anos, com renda de até dois salários mínimos. As entrevistas foram realizadas em julho pelo Núcleo de Pesquisa de Mercado da Escola de Negócios da Universidade e tentam traçar um perfil do jovem eleitor de Curitiba.

Para mais da metade dos entrevistados, a saúde é a área mais importante da gestão municipal. O analista político da PUC-PR, Másimo Della Justina, fala que a importância dada a área é esperada. O surpreendente da pesquisa surge quando os jovens se colocam na função de gestor público.

81% dos jovens entrevistados disseram que não se candidatariam a cargos políticos. Desses, 42% culpam a corrupção pelo desinteresse. O analista político chama a atenção para outra questão: a falta de informação. Entre os que não pretendem ingressar na política, 23% afirmam que não gostam ou não entendem.

O estudo mostra ainda que 90% dos jovens entrevistados não tem preferência por um partido político. Dos 10% restantes, 35% prefere o PT; 23% o PSOL e 17% o PSDB.

O analista político afirma que, além de entender como funcionam os partidos e o sistema político, é preciso maior participação dos jovens.

Se engana quem pensa que o jovem eleitor só busca as redes sociais. A TV foi apontada por quase 90% dos entrevistados como principal fonte de informações sobre os candidatos.

A internet foi apontada como o segundo meio de comunicação mais utilizado.

Mais de 70% dos entrevistados disseram que vão assistir o horário eleitoral gratuito e os debates. Mais da metade confirmou que vai buscar mais informações sobre os políticos nas redes sociais.

Repórter Ana Kruger



Categorias:Política

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: