Ex-governador Jayme Canet Júnior será enterrado nesta quinta-feira

Foto: Reprodução Youtube - Documentário Geada Negra, de Adriano Justino

Foto: Reprodução Youtube – Documentário Geada Negra, de Adriano Justino

Acontece na manhã desta quinta-feira (01), no Palácio Iguaçu, o velório do ex-governador do Paraná Jayme Canet Júnior. O sepultamento está marcado para as 5h da tarde, no Cemitério Municipal.
Canet estava com 91 anos e morreu nesta quarta-feira (31).

Ele foi o 44º governador do Paraná, eleito pela Assembleia Legislativa em 03 de outubro de 1974. Cafeicultor e pecuarista, foi durante a administração dele que o estado passou por um dos mais difíceis momentos da sua história na economia: a geada negra, que dizimou os cafezais do norte do Paraná, em julho de 1975 – o primeiro ano do mandato de Canet, que se estendeu até 1979.

Ele mesmo se emocionou ao lembrar daquele episódio em entrevista ao jornalista Adriano Justino, no documentário “Geada Negra”.

Sobre essa cena, o documentarista afirma que se surpreendeu com a reação do ex-governador ao rememorar a chegada ao norte pioneiro.

O jornalista Adriano Justino destaca que, governando um estado ainda predominantemente agrícola e dependente do café, Canet foi empurrado pela Geada Negra – ainda que de forma traumática – para a adoção de uma guinada na economia.

Natural de Ourinhos, no interior de São Paulo, Jayme Canet Júnior veio ainda criança para Curitiba. Seu engajamento efetivo na política se deu em 1960, ao apoiar e coordenar a campanha do governador Ney Braga e depois na sucessão dele, com papel preponderante no movimento político que levou Paulo Pimentel ao Palácio Iguaçu.

Jayme Canet Júnior também ocupou cargos importantes na administração pública. Foi presidente da empresa Café do Paraná, do Banco do Estado do Paraná e vice-governador no período de 1973 a 1975.
Após a notícia da morte, o governo do estado e a prefeitura de Curitiba decretam luto oficial de três dias.

Em nota, o governador Beto Richa ressalta que a administração de Canet “contribuiu para o nosso processo de transição de um Estado essencialmente agrícola para uma economia industrial”.
A prefeitura também emitiu nota, na qual exalta um legado de honradez e realizações.

Confira a íntegra da nota oficial divulgada pelo governador Beto Richa sobre a morte de Jayme Canet Júnior:

“Lamento profundamente o falecimento do ex-governador Jayme Canet Júnior, ocorrido nesta quarta-feira (31). Decretei luto oficial no Estado pelo período de três dias.

Um dos mais realizadores na história do Paraná, o governo de Canet (1975-1979) lançou as bases para a implantação da moderna infraestrutura de transporte do Estado, com a pavimentação de milhares de quilômetros de rodovias em todo o território paranaense.

Íntegro, dinâmico e austero, Jayme Canet contribuiu para o nosso processo de transição de um Estado essencialmente agrícola para uma economia industrial.

Participou ativamente da redemocratização, ao apoiar a candidatura vitoriosa de meu pai, José Richa, ao governo do Estado nas eleições de 1982.

Canet foi um estadista na acepção plena da palavra, exemplo e referência para todos os que o sucederam no Palácio Iguaçu.

Quero expressar meus mais sinceros sentimentos à família do ex-governador por seu falecimento.”

A Prefeitura de Curitiba também decretou luto oficial de três dias e emitiu nota oficial sobre a morte de Canet. Confira a íntegra:

“A Prefeitura de Curitiba decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador Jayme Canet Junior, nesta quarta-feira (31). O prefeito Gustavo Fruet disse que Canet Junior deixa um legado de honradez e realizações para o Paraná:

“A passagem de Jayme Canet Junior pelo governo do Estado está registrada na história como um período de busca de eficiência na gestão pública, rigor na aplicação dos recursos e grande investimento em infraestrutura, além de uma notável ampliação da estrutura da educação, área que ele sempre prezou muito”, disse Fruet. 

“À família, os nossos sentimentos e a certeza de que Canet Junior será lembrado como um homem honrado e empreendedor.”

Repórter Cristina Seciuk



Categorias:Política

Tags:,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: