Candidatos únicos a prefeituras do interior contam como é fazer campanha em eleição “fácil”

eleição

Os eleitores de 14 municípios do Paraná terão apenas uma opção na urna eletrônica na hora que forem votar para prefeito no dia 02 de outubro. Nestas cidades, segundo a legislação eleitoral, o candidato precisará ter recebido qualquer quantidade de votos válidos para ser eleito.

Os municípios que tem apenas uma chapa concorrendo à prefeitura são: Altamira do Paraná, Araruna, Assis Chateaubriand, Bom Jesus do Sul, Brasilândia do Sul, Cidade Gaúcha, Itaguajé, Janiópolis, Miraselva, Santa Izabel do Oeste, Santa Mariana, São Jorge do Ivaí, São José da Boa Vista e Terra Boa. Todos têm menos de 35 mil habitantes.

Em Janiópolis, município com apenas seis mil moradores, no noroeste do estado, foi feito um acordo entre a base do prefeito e a oposição para lançar apenas um candidato: Leopoldo Heitor Oliveira Costa, do PSB. O atual prefeito, José Domingos Poeira, do PMDB, diz que era um sonho antigo unir todos os partidos da cidade. Com chapa única, não haverá campanha nas ruas. O objetivo é economizar recursos.

Com 12 mil habitantes, Cidade Gaúcha, no noroeste do Paraná, terá apenas Alexandre Lucena, do PMDB, concorrendo à reeleição. O prefeito conta que conversou com a oposição, que aceitou apoiá-lo, indicando o vice da chapa. Além disso, ele atribui a candidatura única à boa aprovação da sua gestão. Lucena diz que fará campanha de rua para conquistar o maior número possível de votos.

Nestes municípios, segundo a legislação eleitoral, o candidato é eleito recebendo qualquer quantidade de votos válidos, ou seja, um único voto válido já garante a vitória. As 14 cidades, portanto, já tem prefeitos definidos, como explica Marden Machado, coordenador de comunicação do TRE, o Tribunal Regional Eleitoral.

O número de municípios paranaenses que tem apenas uma chapa concorrendo à prefeitura em 2016 é menor em relação às eleições de 2012, quando 16 cidades tiveram candidatos únicos a prefeito.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:eleições

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: