INSS: benefício de mais de 100 mil pessoas vai passar por revisão no Paraná

Foto: Mariana Ohde / Paraná Portal

Foto: Mariana Ohde / Paraná Portal

A partir deste mês, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a revisão dos beneficiários com auxílio doença e aposentados por invalidez. No Paraná, devem ser submetidas à revisão mais de cem mil pessoas. No entanto, ainda não há previsão de quando os segurados começam a ser convocados para a realização de uma perícia.

A medida busca fazer um “pente-fino” na concessão dos benefícios. O INSS avalia que, ao fim da revisão, entre 15 e 20% dos auxílios sejam cancelados. Caso esse número se confirme, a economia para os cofres pode chegar a R$ 126 milhões por mês, segundo o instituto. O valor médio desses benefícios é de R$ 1.193,73.

Os segurados vão receber uma carta avisando da convocação. Após receber o comunicado, o beneficiário tem até cinco dias úteis para agendar a perícia. Quem não atender ao chamado no prazo estabelecido terá o benefício suspenso. A advogada Melissa Folmann, diretora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, critica o prazo dado pelo INSS para o agendamento da perícia.

A advogada lembra que é dever do INSS verificar a regularidade dos benefícios concedidos.

Os primeiros 75 mil a ser convocados são beneficiários de auxílio-doença que têm até 39 anos de idade e mais de dois anos de benefício sem passar por exame pericial. O principal conselho aos segurados é já providenciar todos os documentos médicos exigidos pelos peritos.

Mais da metade dos peritos da Previdência Social vão trabalhar nas perícias de revisão. O procedimento não deve afetar as perícias já agendadas por outros segurados.

Em caso de suspensão do benefício, o segurado precisa ir pessoalmente até o INSS e agendar uma nova perícia. A diretora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário orienta ainda sobre os casos de cancelamento do benefício.

Para facilitar a convocação e evitar a suspensão do benefício, os beneficiários devem manter seu endereço atualizado junto ao INSS. A alteração pode ser feita pela central de teleatendimento 135 ou pelo site www.previdencia.gov.br).

Repórter Ana Krüger



Categorias:Paraná

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: