Como você, ouvinte, vai usar teu tempo depois de aposentado?
Esta pergunta foi feita a trabalhadores em atividade pela Transamérica Centro de Estudos de Aposentadoria.
A pesquisa apontou que 41% deles vão querer viajar muito, 22% passar mais tempo com a família e 17% dedicar-se a hobbies. Os 20% restantes afirmaram que querem continuar trabalhando, na mesma carreira ou em uma outra.
Duas conclusões que tiro do levantamento feito: primeira, os 20% que disseram que vão continuar em atividade por vontade própria representam um percentual elevado. É que a maioria dos que sonham com a aposentadoria pensam em relaxar, descansar, parar totalmente. Esses 20% provavelmente viverão mais que os 80% que afirmaram não querer mais trabalhar. Porque o que nos faz levantar todo dia é a sensação de utilidade e de que ainda temos objetivos na vida.
A segunda conclusão é que as atividades que 80% escolheram – viajar, ficar com a família e dedicar-se a um hobby- pressupõe receber renda sem trabalhar.
E aí eu faço a eles uma pergunta: o que eles estão fazendo hoje para poder se dar ao luxo de receber sem trabalhar no futuro?
Se me disserem que, além do INSS, poupam e investem uns 10% do salário líquido para isso, e o farão por 30 anos, muito bem. Os sonhos têm tudo para se tornarem realidade. Caso contrário, os sonhos vão virar pesadelo.

Deixe seu comentário