Ex-presidente da OAS é preso novamente na Lava Jato

Leo Pinheiro. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Leo Pinheiro. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, foi preso novamente na manhã desta segunda-feira (5). O mandado foi expedido pelo juiz Sérgio Moro no âmbito da Operação Lava Jato.

Léo Pinheiro foi detido no início da manhã de hoje, em São Paulo, onde cumpria prisão domiciliar desde o ano passado em decorrência da Lava Jato. Ao mesmo tempo, a Polícia Federal cumpriu um mandado de condução coercitiva relacionado à outra operação, batizada de Greenfield, e deflagrada hoje para combater fraudes em fundos de pensão.

O motivo da nova prisão do executivo ainda não foi divulgado, pois o processo está sob sigilo. Ele deve ser trazido a Curitiba. Léo Pinheiro já foi condenado na Lava Jato a 16 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ele ficou preso por cinco meses, mas foi solto após decisão do Supremo Tribunal Federal. Há mais de um ano, cumpria prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica.

Léo Pinheiro também é réu em mais dois processos decorrentes da Lava Jato. Ele chegou a iniciar uma negociação com a Procuradoria Geral da República para firmar um acordo de delação premiada, mas as tratativas foram suspensas após informações que teriam sido ditas pelo executivo aos investigadores terem sido publicadas pela revista Veja. Na reportagem, o nome do ministro do STF, Dias Toffoli, teria sido citado pelo ex-presidente da OAS.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, negou a veracidade das informações da revista e desistiu de assinar o acordo com Léo Pinheiro. O executivo também é apontado como amigo do ex-presidente Lula. Segundo as investigações, a OAS teria pago a reforma do tríplex no Guarujá que pertencia à família de Lula.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Lava Jato

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: