PF cumpre mandado de busca e apreensão em Curitiba relacionado à Operação Greenfield

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na manhã de hoje pela Polícia Federal em Curitiba, relacionado à operação Greenfield, deflagrada para combater fraudes em fundos de pensão.

O mandado, expedido pela Justiça Federal de Brasília, foi cumprido na manhã de hoje em Curitiba. O alvo ainda não foi divulgado, pois o sigilo da ação só será levantado após as 19 horas por decisão judicial. A operação Greenfield apura irregularidades nos quatro maiores fundos de pensão do país: Funcef, da Caixa Econômica, Petros, da Petrobrás, Previ do Banco do Brasil, e Postalis, dos Correios.

A ação se baseou em dez casos revelados a partir da análise das causas dos déficits bilionários apresentados pelos fundos de pensão. Entre os dez casos, segundo a PF, oito são relacionados a investimentos realizados de forma temerária ou fraudulenta pelos fundos de pensão, por meio de FIPs, os Fundos de Investimentos em Participações.

A Justiça ainda determinou o sequestro de bens e o bloqueio de ativos e de recursos em contas bancárias de 103 pessoas físicas e jurídicas que são alvos da operação, no valor aproximado de R$ 8 bilhões – incluindo 90 imóveis, 139 carros, e uma aeronave. Entre os investigados, estão o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, preso em Curitiba, e o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro – ambos já condenados na Lava Jato.

Além do Paraná, os mandados também foram cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e no Distrito Federal. Foram expedidas, ao todo, 127 ordens judiciais – sete de prisão temporária, 106 de busca e apreensão e 34 de condução coercitiva.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Polícia

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: