4ª fase da operação Hashtag cumpre dois mandados de condução coercitiva em São Paulo

cbn

Dois mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva foram cumpridos pela Polícia Federal em São Paulo na quarta fase da operação Hashtag, que apura a existência de uma suposta célula terrorista no país.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba, o responsável pelas investigações da operação Hashtag. A Polícia Federal cumpriu duas ordens de busca e apreensão e duas de condução coercitiva em São Paulo – um na capital e outro no interior do estado. Como o processo está sob sigilo, o nome dos investigados não foi divulgado.

A primeira etapa da operação Hashtag foi deflagrada no final de julho para combater a existência de uma suposta célula terrorista no país. Mais duas fases foram realizadas em agosto. Ao todo, 15 pessoas estão presas sob suspeita de terem ligações com o Estado Islâmico. De acordo com as investigações, o grupo planejava um ataque para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Mensagens apreendidas pela Polícia Federal apontam indícios de que um dos suspeitos teria interesse em usar armas químicas durante os jogos para promover mortes em massa. Outro investigado teria adquirido um fuzil no AK-47 no Paraguai. Um dos líderes do grupo seria morador da região metropolitana de Curitiba. Todos foram levados para um presídio de segurança máxima, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Os peritos da PF ainda analisam a vasta quantidade de material apreendido com os suspeitos. Há indícios de que alguns até teriam jurado lealdade ao Estado Islâmico e mantinham contato pela internet com grupos radicais.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Geral, Sem categoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: