Greve dos bancários começa nesta terça-feira

Bancários em greve

Bancários de Curitiba e Região Metropolitana entraram em greve nesta terça-feira (6). De acordo com o sindicato que representa a categoria, pode haver transtornos à população, mas de forma pontual. No entanto, quem precisar dos serviços realizados na boca do caixa deve ser afetado.

Em assembleia realizada nesta segunda feira (5), bancários de Curitiba e região definiram os rumos da paralisação da categoria, que começou à zero hora desta terça-feira.

Na semana passada a categoria já tinha rejeitado a proposta da Federação Brasileira dos Bancos, a Febraban, que ofereceu reajuste salarial de 6,5%.

De acordo com o presidente do sindicato que representa a categoria, Elias Jordão, pode haver transtornos à população, mas de forma pontual neste primeiro dia de greve.

Segundo ele, com o avanço da tecnologia, muitos serviços bancários são feitos em caixas eletrônicos e pela internet. Mas, quem precisar dos serviços realizados na boca do caixa, poderá ser afetado.

O sindicato lembra ainda que as agências não devem ficar totalmente paralisadas. Um número mínimo de funcionários, que varia de acordo com o tamanho da agência, vai cumprir expediente nesta terça-feira.

Segundo os bancários, o índice de reposição oferecido pela Febraban está abaixo da inflação, provocando perdas de 2,8% nos salários. De acordo com o Sindicato que representa a categoria, a federação se limitou a contemplar somente cláusulas econômicas, com uma oferta de abono de R$ 3 mil.

Os bancários argumentam que existe uma extensa pauta de reivindicações que envolvem saúde, condições de trabalho e segurança, que não foi analisada. Atualmente são aproximadamente 18,5 mil bancários em Curitiba e Região Metropolitana.

Repórter Fábio Buchmann



Categorias:Cidade

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: