Ensino melhora no Paraná, mas meta só é batida nos anos iniciais do ensino fundamental

Foto: Pedro Ribas / ANPr

Foto: Pedro Ribas / ANPr

O Paraná apresentou melhora na qualidade do ensino público, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, divulgado nesta quinta-feira (8). Mas a meta estabelecida para 2015 não foi batida nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

O Paraná apresentou melhora no Ideb nos três quesitos avaliados. Somando escolas públicas e privadas, a nota foi de 6.2 para a 4ª e 5ª séries, 4.6 para 8ª e 9ª séries, e 3.9 para o 3º ano do ensino médio. Os índices são superiores ao de 2013, mas a meta estabelecida pelo Ideb só foi batida nos primeiros anos do ensino fundamental.

No caso da 8ª e da 9ª série e do ensino médio, as notas ficaram abaixo da meta. Apesar disso, o Paraná ocupa a 6ª colocação entre todos os estados do país no ranking de qualidade do ensino. Levando em consideração apenas as escolas estaduais, também houve melhora no desempenho. As notas foram de 6.2, 4.3 e 3.6. Novamente, a meta só foi alcançada para 4ª e 5ª série.

Em Curitiba, as escolas municipais também apresentaram melhora na qualidade do ensino. Na 4ª e 5ª série, o índice foi de 6.3 – o maior entre todas as capitais, alcançando a meta fixada pelo Ideb. Na 8ª e 9ª série, a nota foi de 5.3, a segunda entre as capitais, mas abaixo da meta estipulada para 2015.

O Ideb foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas de melhoria do ensino. O Ideb é calculado a partir de dois componentes – a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Paraná

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: