Paraná é o segundo estado com mais mortes por conta da gripe

O Paraná é o segundo estado com mais mortes registradas por conta do vírus H1N1. O estado só perde para São Paulo. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Governo do Paraná.

Desde o início do ano, 214 pessoas morreram no Paraná infectadas pelo vírus H1N1. O número só é menor do que o registrado em São Paulo. No estado vizinho, no mesmo período, foram 746 mortes.

Os dados foram divulgados nesta semana pela Secretaria da Saúde do Paraná e reúne os números da gripe registrados até o dia 2 de setembro.

Os dois estados também lideram o número de mortes provocadas por síndromes gripais consideradas graves. Em São Paulo, foram mais de 2.100 mortes. No Paraná, desde o início do ano, 809 pessoas morreram por conta das síndromes.

O Paraná também apresenta os priores números da gripe da região sul. Até o dia 2 de setembro, foram confirmados mais de 5.400 casos de síndromes gripais consideradas graves. Desses casos, 1059 foram provocados pelo vírus H1N1.

O médico infectologista diretor do Hospital Oswaldo Cruz, Alceu Pacheco, explica que o clima de Curitiba favorece a transmissão do vírus da gripe.

A principal forma de prevenir a transmissão do vírus da gripe é cuidar da higiene pessoal. Lavar as mãos com água e sabão com frequência. Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. A Secretaria de Saúde do Paraná orienta também a manter os ambientes arejados e a evitar compartilhar objetos de uso pessoal.

Essas recomendações devem ser seguidas o ano inteiro.

Até esta semana, os boletins com dados da gripe eram divulgados toda semana. Agora, os números passarão a ser divulgados a cada quinze dias.

Repórter Ana Krüger



Categorias:Paraná

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: