Mitos podem confundir eleitores, alerta o TRE

eleicoes

Mitos durante campanhas eleitorais são comuns. Saiba na reportagem a seguir quais boatos andam circulando pelas redes sociais e que podem confundir o eleitor.

Em todas as eleições a história se repete. Vários mitos sobre o processo eleitoral surgem.

Uma informação não verdadeira sobre o pleito está circulando no Facebook e diz respeito aos votos nulos.

A postagem traz a informação de que se mais de 50% dos votos forem anulados nas urnas pelos eleitores, que colocarem um número de candidato inexistente, a eleição é anulada e um novo pleito tem de ser convocado.

Isso não é verdade, diz Marden Machado, coordenador de comunicação do TRE. Ele explica que os votos nulos ou brancos não entram no cálculo dos resultados porque não são válidos.

A eleição só será anulada caso o candidato vencedor, aquele que receber mais da metade dos votos válidos, for cassado. A partir daí é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai marcar uma nova eleição.

Outro boato diz que os votos em branco acabam indo pra candidatos que estão na frente. Mentira, explica Marden Machado. Como ele já havia dito, o voto branco não tem peso algum, não entra na apuração dos resultados das eleições e, portanto, não é transferido pra nenhum candidato.

O fato é que: quanto mais votos nulos ou em branco, menos votos válidos um candidato precisará receber para ser eleito, já que vence o que tiver mais de 50% dos votos válidos.

Outra informação que circula é de que o eleitor pode votar no partido de um vereador, e não nele especificamente.

Basta digitar os dois primeiros números do candidato que correspondem ao número da legenda ou coligação. Essa informação, no caso, é verdadeira, diz o representante do TRE.

O voto citado é utilizado no cálculo do quociente eleitoral que define o número de cadeiras que cada partido vai obter na Câmara de Vereadores.

Segundo estimativa do TRE, o quociente eleitoral para conquistar uma das 38 vagas da Câmara de Curitiba deve ser  de 26 mil votos.

Repórter: Andressa Tavares



Categorias:eleições

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: