Justiça interroga Delúbio Soares e Marcos Valério nesta segunda-feira

Fotos: Agência Brasil

Fotos: Agência Brasil

O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o publicitário Marcos Valério, ambos condenados no Mensalão, vão ser interrogados nesta segunda-feira (12) pelo juiz Sérgio Moro. Eles são réus da 27ª fase da operação Lava Jato.

A audiência está marcada para 14h, na Justiça Federal do Paraná. Delúbio Soares e Marcos Valério devem comparecer pessoalmente ao local. Os dois vão ser ouvidos como réus da 27ª fase da operação Lava Jato, denunciados por lavagem de dinheiro. Como não são delatores, eles podem permanecer em silêncio.

Será o primeiro depoimento de Marcos Valério ao juiz Sérgio Moro. Atualmente, ele está preso em Minas Gerais, onde cumpre pena decorrente do Mensalão. Delúbio Soares, também condenado no Mensalão, já participou de uma audiência em Curitiba no final de junho. Foi uma acareação com o pecuarista José Carlos Bumlai para confrontar versões distintas apresentadas aos investigadores da Lava Jato. Mas, como réu, será a primeira vez que o ex-tesoureiro será ouvido por Moro.

O processo apurou os beneficiários do empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões feito por Bumlai junto ao Banco Schahin em 2004. O dinheiro teria sido repassado ao PT. Segundo as investigações, a dívida só foi quitada em 2009, com a assinatura de um contrato entre a Schahin Engenharia e a Petrobras, de quase dois bilhões de dólares. De acordo com a denúncia, Delúbio Soares teria participado de reuniões para acertar os destinatários do dinheiro.

Metade teria sido usada para quitar dívidas de campanhas eleitorais do PT em Campinas. Os outros R$ 6 milhões teriam sido repassados ao empresário Ronan Maria Pinto. Em 2012, num depoimento ao Ministério Público, Marcos Valério afirmou que o empresário teria chantageado representantes do PT, como Lula e José Dirceu, e recebeu o dinheiro para não envolver o partido na morte do então prefeito de Santo André, Celso Daniel. A chantagem não foi confirmada pela força-tarefa da Lava Jato.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Lava Jato

Tags:, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: