25 paranaenses votam pela cassação de Cunha e dois optam pela abstenção

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Dos 30 deputados paranaenses, 27 estiveram presentes na sessão que aprovou a cassação de Eduardo Cunha. Como já era previsto pela liderança da bancada, a ampla maioria optou pela perda do mandato do ex-presidente da Câmara. Foram 25 votos a favor da cassação e apenas duas abstenções: Alfredo Kaefer (PSL) e Nelson Meurer (PP). A rádio CBN não conseguiu contato com os dois deputados para pedir um posicionamento sobre as abstenções.

Nelson Meurer já tinha votado a favor de Eduardo Cunha no Conselho de Ética. Na época, votou contra o parecer que recomendava a cassação. O paranaense é réu da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, assim como Cunha, e é acusado de receber propina. Para o cientista político da UFPR, Emerson Cervi, a abstenção conta como um voto a favor do deputado que está sendo julgado.

Três paranaenses não compareceram à sessão. Fernando Francischini, do Solidariedade, está licenciado há quase dois meses para tratamento do filho de 6 anos, que é Espectro Autista. Toninho Wandscheer, do PROS, que é líder da bancada paranaense na Câmara, está de licença médica para realização de uma cirurgia cardíaca. A assessoria de Takayama, do PSC, informou que ele faltou à votação por motivos de saúde.

Apesar disso, de acordo com Emerson Cervi, não houve surpresa nos votos dos paranaenses. Já era esperada uma votação em peso pela cassação de Eduardo Cunha.

No total, foram 450 votos a favor da cassação de Cunha, dez contra e nove abstenções. O político fica inelegível até 2027.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Política

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: