Inquéritos contra Cunha podem ir para Moro e ex-deputado diz que não teme juiz

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Com a perda do mandato, Eduardo Cunha não possui mais foro privilegiado, ou seja, passa a ser julgado em primeira instância. Ele já é réu em dois processos no Supremo Tribunal Federal e também é investigado em mais seis inquéritos. Alguns procedimentos podem ser transferidos para o juiz Sérgio Moro.

Eduardo Cunha é réu em dois processos que tramitam no STF. O primeiro apura pagamentos de propina de cinco milhões de dólares ao ex-deputado – valores desviados de contratos de navios-sonda da Petrobras. O segundo trata de contas secretas na Suíça, em nome de Cunha, abastecidas com dinheiro de origem ilícita vindo da compra de um campo de petróleo na África. Além disso, ele ainda é investigado em seis inquéritos diferentes.

Com a cassação, Cunha também perde o foro privilegiado e passa a ser julgado em primeira instância. Cabe ao Supremo distribuir os procedimentos contra o ex-deputado para as instâncias competentes. Os inquéritos e processos diretamente relacionados à operação Lava Jato podem ser enviados ao juiz Sérgio Moro. Logo após a confirmação da perda do mandato, o político afirmou que não teme ser julgado por Moro.

Cunha afirmou ainda que não tem receio de ser preso, agora que não possui mais foro privilegiado. No início de junho, a PGR apresentou um pedido de prisão preventiva contra o ex-deputado, que ainda não foi apreciado pelo Supremo.

A esposa do ex-deputado, a jornalista Claudia Cruz, já é ré da Lava Jato em primeira instância. O processo está nas mãos de Moro, ainda em fase inicial de julgamento. Foi o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, que desmembrou a ação penal e enviou para Curitiba a investigação contra familiares de Eduardo Cunha.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Política

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: