Bumlai é condenado a 9 anos e 10 meses de prisão na Lava Jato

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

O pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, foi condenado nesta quinta-feira a nove anos e dez meses de prisão pelos crimes de gestão fraudulenta e corrupção. Ele foi absolvido da acusação de lavagem de dinheiro por falta de adequação típica. A sentença foi expedida pelo juiz Sérgio Moro e está relacionada à 21ª fase da operação Lava Jato.

Bumlai é acusado de realizar um empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões, junto ao Banco Schahin em 2004, para repassar o dinheiro ao PT. Em troca, para quitar a dívida, as investigações apontam que foi assinado um contrato, de quase dois bilhões de dólares, entre a Petrobras e a Schahin Engenharia, para operação de um navio-sonda.

Moro afirmou que não há dúvidas de que o empréstimo foi fraudulento e o real beneficiário dos valores foi o PT, que utilizou Bumlai como pessoa interposta e usou o dinheiro para realizar pagamentos a terceiros. No entendimento do juiz, Bumlai não teria sido o grande responsável pelo esquema, mas agiu para estabelecer ou manter boas relações com o PT e o Governo Federal.

O juiz também reduziu a pena por ele ter confessado os crimes. Atualmente, o pecuarista está detido em Curitiba e passará por uma perícia médica para definir se deve permanecer em prisão domiciliar para tratamento de um câncer na bexiga. O filho do pecuarista, Mauricio Bumlai, foi absolvido por falta de provas.

No mesmo processo, também foram condenados o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, ambos punidos com seis anos e oito meses de prisão, além do lobista Fernando Soares, o Baiano, e de executivos do Grupo Schahin. Foi a terceira condenação de Vaccari e de Cerveró no âmbito da Lava Jato. O ex-tesoureiro está preso em Curitiba há mais de um ano e o ex-diretor está em prisão domiciliar por ter feito delação premiada.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Lava Jato

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: