Foto: Juliano Pedrozo/DetranPR
Foto: Juliano Pedrozo/DetranPR
Foto: Juliano Pedrozo/DetranPR

O número de motoristas multados por dirigir sob efeito do álcool caiu 21%, segundo o Detran do Paraná. O índice leva em conta as multas registradas de janeiro a agosto de 2016 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nos primeiros oito meses de 2015, 6.181 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados. O número caiu para 4.887 em 2016. A divulgação dos dados faz parte da Semana Nacional de Trânsito, que vai até 25 de setembro.

No Paraná, Curitiba concentra a maior parte das infrações. Dos 4.887 motoristas multados nos primeiros oito meses deste ano, mais de mil estavam na capital.

De acordo coma a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a embriaguez ao volante provoca mais de 10% dos acidentes com mortes registrados nas rodovias federais do Paraná.

A partir de novembro, o motorista que se recusar a passar pelo teste do bafômetro, ou qualquer exame que detecte a influência de álcool ou droga, pagará multa de R$ 2.934,70, terá a carteira de habilitação suspensa por 12 meses e o veículo retido.

A mudança, que aumenta em 53% o valor atual da multa, está prevista em uma lei federal sancionada este ano.

Repórter Ana Krüger

Deixe seu comentário