Justiça Federal do Paraná abre primeiro processo por terrorismo no Brasil

A Justiça Federal do Paraná aceitou a denúncia contra oito investigados na operação Hashtag por planejarem atos terroristas para a Olimpíada do Rio de Janeiro. Esse é o primeiro processo por terrorismo na história do Brasil.

O juiz Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba, acolheu a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal. Com isso, os oito investigados passam a ser réus da Operação Hashtag. Todos vão responder por promoção de organização terrorista e associação criminosa. Um deles também foi denunciado por recrutamento para organização terrorista.

O grupo é acusado de planejar ataques para a Olimpíada do Rio de Janeiro. Por meio de quebras de sigilo telefônico, a Polícia Federal rastreou redes sociais, sites acessados e as mensagens trocadas entre os réus, e identificou conversas sobre a possibilidade de aproveitar os jogos para a realização de atos terroristas – inclusive com diálogos sobre como confeccionar bombas caseiras.

Essa é a primeira ação penal por terrorismo na história do Brasil. A Lei Antiterrorismo é recente, sancionada em março deste ano, e considera crime os atos preparatórios para ataques terroristas. Antes da lei, não havia essa previsão.

Durante as investigações, a PF verificou que alguns dos réus chegaram a realizar o “batismo” ao Estado Islâmico, um juramento de fidelidade exigido pelo grupo terrorista para o acolhimento de novos membros. Eles também estavam se organizando para prestar apoio ao Estado Islâmico, com treinamento em território brasileiro.

O juiz converteu as prisões temporárias dos réus em preventiva, quando não há prazo para soltura. Eles estão detidos em um presídio de segurança máxima em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Geral, Polícia

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: