Lula tem até 20 dias para apresentar defesa prévia na Lava Jato

Agora réu da operação Lava Jato, o ex-presidente Lula tem até 20 dias para apresentar a defesa prévia, que é a primeira manifestação após o recebimento da denúncia. Ele foi acusado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Com o recebimento da denúncia pelo juiz Sérgio Moro, os oitos investigados passaram a ser réus, incluindo o ex-presidente Lula e a esposa dele, Marisa Letícia. O processo já começou a tramitar na Justiça Federal do Paraná. Moro concedeu dez dias para as defesas serem notificadas da abertura da ação e mais dez dias para apresentação da defesa prévia, que é a primeira manifestação dos réus após o recebimento da denúncia.

Ou seja, na prática, os advogados têm até vinte dias para protocolarem os documentos, que também devem trazer a lista de testemunhas de defesa. Em seguida, o juiz pode agendar os depoimentos das testemunhas de acusação, arroladas pelo Ministério Público Federal.

Ao todo, a lista do MPF possui 27 nomes, entre funcionários das empresas que reformaram e decoraram o triplex no Guarujá, alvo da denúncia, além do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, e mais onze delatores, como o doleiro Alberto Youssef, o ex-senador Delcídio do Amaral, e os ex-diretores da Petrobras, Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró.

Depois dos interrogatórios das testemunhas de acusação, serão ouvidas as de defesa, e por último, os oito réus. Em seguida, o juiz abre um prazo para alegações finais das defesas e do MPF – antes de proferir a sentença. As ações da Lava Jato tem tramitado com rapidez em Curitiba. Há possibilidade que o julgamento dure cerca de seis meses, ou seja, a decisão sobre a condenação ou absolvição de Lula pode sair já no início de 2017.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Lava Jato

Tags:,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: