PF faz operação para desarticular esquema de importação de lixo tóxico do Paraguai

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Polícia Federal de Foz do Iguaçu realiza nesta quarta-feira (21) a Operação Lixo Tóxico. O objetivo é combater crimes de corrupção ativa, poluição ambiental, contrabando e associação criminosa.

De acordo com as investigações, foi constatada grande incidência de crimes contra o meio ambiente na região da tríplice fronteira, onde empresas que atuam no ramo de comércio de baterias automotivas importavam do Paraguai, baterias usadas.

Tal prática é proibida por lei, em razão da toxidade das substâncias que compõem interna e externamente as carcaças de baterias veiculares. Além disso, sem autorização, algumas dessas empresas armazenavam sucata em local impróprio e de forma incorreta.

Uma perícia confirmou alguns casos de vazamentos de ácido-sulfúrico e de chumbo. As substâncias são cancerígenas e teriam contaminado o solo. De acordo com a PF, isto põe em risco o lençol freático, rios e a água consumida pela população que mora na vizinhança destes locais.

Insatisfeitos com a forte fiscalização feita pela guarda municipal do município, alguns empresários tentaram subornar os servidores municipais. Eles ofereceram dinheiro para que não fossem denunciados.

Foram expedidos pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu 20 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de condução coercitiva, além de mandados de intimação para a prestação de esclarecimentos. As penas máximas previstas variam de 3 a 12 anos de prisão para cada um dos crimes mencionados.

A Policia Federal concederá coletiva à imprensa às 10h desta quarta-feira (21) no auditório da Delegacia da Policia Federal em Foz do Iguaçu.

Repórter Fábio Buchmann



Categorias:Polícia

Tags:, , , , ,

1 resposta

  1. Peraí, tentativa de suborno de agente público não dá “ordem de prisão em flagrante?”. Não li nada na reportagem sobre essa medida legal que é impensável ser descumprida principalmente por funcionários públicos.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: