Lava Jato está afunilando na Petrobras, mas ainda há diretorias a serem investigadas, diz MPF

petrobras-foto-ebc

Foto: EBC

São 2 anos e meio de operação, 49 denúncias contra mais de 200 pessoas, e 106 condenações que passam de mil anos de prisão. O que mais a Lava Jato pode descobrir dentro da Petrobrás?

O primeiro grande esquema de corrupção identificado pela Lava Jato foi o da Petrobras. Grandes empreiteiras organizadas em cartel pagavam propina para altos executivos da estatal e outros agentes públicos. O valor desviado variava de 1% a 5% do montante total de contratos bilionários superfaturados. A estimativa é que o prejuízo aos cofres da estatal passe de R$ 6 bilhões.

Mas após dois anos de operação, será que a Lava Jato já esgotou o “pente fino” nos contratos da Petrobras? O procurador Carlos Fernando do Santos Lima, integrante da força-tarefa do Ministério Público Federal de Curitiba, acredita que não. Há mais diretoras da estatal a serem alvos de investigação.

O procurador, no entanto, admite que a operação está afunilando em termos de corrupção na Petrobras. Mas a Lava Jato, segundo ele, vai muito além da estatal. Esquemas semelhantes de pagamentos de propina foram descobertos em outros setores da administração pública, como Eletrobrás, Ministérios da Saúde e do Planejamento, e até na Caixa Econômica e na construção de ferrovias.

Alguns desses casos foram enviados, por decisão do Supremo Tribunal Federal, para outros estados. No Rio de Janeiro, por exemplo, há uma investigação sobre desvios em obras da usina nuclear de Angra 3. Em São Paulo, estão sendo apurados repasses de propina em contratos de crédito consignado do Ministério do Planejamento. São os chamados “filhotes da Lava Jato”.

A primeira etapa da Lava Jato foi realizada em 17 de março de 2014. De lá para cá, o MPF já apresentou 49 denúncias contra 239 pessoas. Em 22 delas, já houve sentença. Foram 106 condenações, que somam 1.148 anos de prisão.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Lava Jato

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: