Campanha de vacinação contra dengue termina com apenas 38% das doses aplicadas

Foto: Venilton Küchler / AEN

Foto: Venilton Küchler / AEN

Desde o início da campanha de vacinação contra a dengue, em 13 de agosto, foram imunizadas cerca de 190 mil pessoas no Paraná. O número corresponde a apenas 38% do total de doses adquiridas pelo Governo.

A primeira etapa da vacinação contra a dengue terminou sábado. Das 500 mil doses adquiridas pelo Governo, apenas 190 mil foram aplicadas, de acordo com dados preliminares da Secretaria da Saúde. O número corresponde a 38% do total de doses, ou seja, abaixo da meta de imunização da campanha, que era aplicar 400 mil vacinas, 80% do público-alvo, formado por jovens de 15 a 27 anos.

Em Paranaguá e Assaí, municípios com maior número de casos de dengue, a vacina também foi aplicada em pessoas de 9 a 44 anos. Júlia Cordellini, chefe do centro estadual de Epidemiologia, cita alguns fatores determinantes para a imunização ter ficado abaixo do esperado, mas não tira os méritos da campanha.

Do total de vacinas aplicadas no Paraná, foram registrados somente 107 casos de reações adversas leves e nenhuma ocorrência moderada ou grave, segundo a Secretaria. Ainda de acordo com Júlia Cordellini, nenhuma dose comprada pelo estado será perdida.

30 municípios participaram da campanha – e apenas três ultrapassaram a meta de imunizar 80% do público-alvo: Munhoz de Mello e São Jorge do Ivaí, no norte do estado, e Boa Vista da Aparecida, na região oeste.

A mobilização do Governo será mantida para as próximas doses da vacina, que devem ser aplicadas em fevereiro de 2017 e, novamente, em agosto do ano que vem para concluir o esquema vacinal e garantir a imunização completa.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Paraná

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: