Para PF, Palocci assumiu liderança da corrupção na Petrobras após condenação de Dirceu no Mensalão

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Com a condenação do ex-ministro José Dirceu no Mensalão, outro ex-ministro de governos petistas teria assumido a condição de líder do esquema de corrupção da Petrobras. É Antonio Palocci, preso nesta segunda-feira na 35ª fase da operação Lava Jato.

Antônio Palocci chegou a Curitiba por volta de 14h30, junto com dois ex-assessores dele, que também foram presos temporariamente: Juscelino Dourado e Branislav Kontic. Eles realizaram exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal logo em seguida, mas não deram nenhuma declaração. Como as prisões têm validade de cinco dias, a Polícia tem pressa em colher os depoimentos – mas as datas ainda não foram divulgadas.

O ex-ministro foi preso acusado de atuar em favor da Odebrecht em negócios com o Governo Federal. Palocci teria beneficiado a empresa, principalmente, em contratos com a Petrobras. O MPF afirma que, em troca, a Odebrecht repassou R$ 128 milhões em propina ao PT. Segundo o delegado Filippe Pace, Palocci ocupava um papel de liderança no esquema de desvios da Petrobras – e assumiu a função depois da condenação de José Dirceu no Mensalão.

Ainda de acordo com o delegado, é preciso aprofundar as investigações para concluir se alguém estaria acima de Palocci na chefia do esquema. Mas, para o Ministério Público, por exemplo, o comandante máximo da corrupção na Petrobras já foi descoberto e seria o ex-presidente Lula.

O juiz Sérgio Moro, ao decretar a prisão temporária dos três investigados, também determinou o bloqueio de até R$ 128 milhões das contas de cada um dos suspeitos. O valor corresponde à propina descoberta nessa etapa da Lava Jato.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Lava Jato

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: