Segundo PF, codinome “JD” em planilha da Odebrecht é ex-assessor de Palocci e não José Dirceu

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal concluiu que a sigla ‘JD’, encontrada em uma planilha de repasses de propina da Odebrecht, não se referia ao ex-ministro José Dirceu, como se cogitou inicialmente. O codinome, na verdade, está relacionado ao ex-chefe de gabinete de Antônio Palocci.

A planilha foi apreendida pela PF na 23ª fase da Lava Jato e faz parte do chamado “setor de operações estruturadas” da Odebrecht, um departamento criado apenas para organizar os pagamentos de propina da empresa. No documento, constavam repasses ilícitos da construtora. Os beneficiários eram identificados por codinomes.

Um deles, “JD”, que recebeu R$ 48 milhões, foi associado inicialmente ao ex-ministro José Dirceu. Com o aprofundamento das investigações, foi possível concluir, segundo o delegado Fillipe Pacce, que a sigla se referia, na verdade, a Juscelino Dourado, ex-chefe de gabinete do ex-ministro Antônio Palocci. Juscelino foi preso ontem, na 35ª fase da Lava Jato.

A Polícia chegou a essa conclusão depois de analisar anotações do presidente licenciado da Odebrecht, Marcelo Odebrecht. Os investigadores encontraram um número de telefone associado à sigla JD e que pertencia a Juscelino Dourado.

A análise detalhada das planilhas também foi essencial para descobrir quem era o “italiano” – um codinome ligado a pagamentos de propina que passam de R$ 100 milhões. Inicialmente, a PF pensou que podia se tratar do ex-ministro Guido Mantega, que tem cidadania italiana. Mas, novamente, o cruzamento de dados da planilha com as anotações de Marcelo Odebrecht fez a Polícia concluir que “italiano” era Antônio Palocci – principal alvo da 35ª fase da Lava Jato.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Lava Jato

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: