STF deve julgar nesta terça-feira denúncia da Lava Jato contra Gleisi Hoffmann

gleisi

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal deve julgar nesta terça-feira a denúncia contra a senadora Gleisi Hoffmann, do PT. Ela foi acusada no âmbito da Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro. O relator do caso é o ministro Teori Zavascki, responsável pelos processos da operação no STF. Se a denúncia for aceita por pelo menos três dos cinco ministros da turma, Gleisi Hoffmann se tornará ré da Lava Jato.

Além da senadora, também foram denunciados o marido dela, o ex-ministro Paulo Bernardo, e um empresário curitibano próximo do casal, Ernesto Rodrigues. A acusação foi apresentada em maio pela Procuradoria Geral da República, mas somente agora será apreciada pelo STF. O julgamento chegou a ser adiado duas vezes antes de ser marcado para hoje. A sessão começará às 14h.

Segundo a PGR, Gleisi Hoffmann teria recebido R$ 1 milhão em propina para a campanha ao senado em 2010. Ela foi citada nas colaborações premiadas do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Eles disseram aos investigadores que repassaram o dinheiro a pedido de Paulo Bernardo, que na época, era Ministro do Planejamento.

O casal nega todas as acusações. Gleisi Hoffmann até usou a tribuna do senado, no início do ano, para se defender. Ela disse que nunca recebeu propina e que sequer conhecia Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa. A senadora também afirmou que há contradições nas versões dos delatores, o que enfraquece as acusações contra ela.

Paulo Bernardo já é réu na Justiça Federal de São Paulo, denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro. A ação está relacionada à operação Custo Brasil, um desdobramento da Lava Jato, que apurou desvios em contratos do Ministério do Planejamento durante a gestão do petista. No final de junho, ele chegou a ser preso por seis dias.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Lava Jato

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: