Moro decreta sigilo em inquérito sobre “setor de propinas” da Odebrecht

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O juiz Sérgio Moro decretou sigilo no inquérito instaurado pela Polícia Federal para investigar, com detalhes, o departamento da Odebrecht destinado apenas para repasses de propina.

O inquérito foi aberto na terça-feira e será conduzido pelo delegado Filipe Pace. O objetivo é investigar de maneira detalhada os beneficiários dos pagamentos ilícitos feitos pelo “setor de operações estruturadas” da Odebrecht, um departamento criado apenas para repasses de propina. Nesta quarta-feira (28), o juiz Sérgio Moro decretou sigilo no inquérito, atendendo a um pedido da Polícia Federal, e restringindo o acesso ao conteúdo da investigação apenas à PF e ao Ministério Público Federal.

Segundo o juiz, o sigilo é necessário, pois a análise dos pagamentos pode ter desdobramentos imprevisíveis, o que poderá levar à necessidade de novas diligências, inclusive novas quebras e buscas. Por enquanto, os investigados não terão acesso o inquérito, mas no entendimento de Moro, não haverá prejuízo ou restrição às defesas.

O sigilo será levantado quando não houver mais riscos às investigações. Moro afirmou ainda que o acesso dos investigados ao inquérito será decidido caso a caso e o resultado das diligências deverá ser juntado nos autos. Segundo a PF, o inquérito vai apurar crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e fraude a licitações.

A 35ª da Lava Jato identificou pagamentos de propina em vários contratos da Odebrecht com o poder público, muito além da Petrobras. A Polícia quer, com o novo inquérito, aprofundar a investigação em obras que não sejam da estatal. Ao todo, são pelo menos 30 contratos da Odebrecht com suspeita de desvios – nas esferas federal, estadual e municipal. Entre as obras, estão, por exemplo, o metrô de Ipanema e o aeroporto Santos Dummond, no Rio de Janeiro, a Arena Fonte Nova, em Salvador, a Arena Pernambuco, em Recife, e as linhas 2 e 4 do metrô de São Paulo.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Lava Jato

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: