Foto: Tribunal Superior Eleitoral.

 

A contagem dos votos de Curitiba deve terminar por volta das 18h30, segundo estimativa do Tribunal Regional Eleitoral. No entanto, é possível que, antes disso,  já esteja definido se a disputa pela prefeitura da capital vai para o segundo turno.

A primeira parcial da contagem dos votos de Curitiba deve ser divulgada por volta das 17h15, alguns minutos após o fim do horário de votação. Na última eleição municipal, em 2012, o balanço foi informado por volta das 17h10. No mesmo ano, às 18h30, todas as urnas já tinham sido apuradas.

O assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral, Marden Machado, lembra que em 2012, antes das 18h foi confirmado que a disputa pela prefeitura iria para o segundo turno.

O sistema que contabiliza todos os votos de Curitiba fica no Tribunal Regional Eleitoral. Assim que termina o horário de votação, às 17h, as sessões eleitorais emitem um extrato dos votos computados em cada urna.

Em seguida, a zona eleitoral reúne essas informações e envia para o TRE que concentra a apuração da capital.

Podem votar apenas eleitores que, às 17h, já estejam na fila da sessão eleitoral correspondente. Eles devem receber senhas e terão o direito ao voto garantido. Após as 17h, eleitores que estiverem sem senha terão que justificar o voto.

Repórter: Ana Krüger.

Deixe seu comentário