Curitiba, Ponta Grossa, Maringá e Rolândia recebem urnas da votação paralela

img_1895

Crédito: Tabata Viapiana

Curitiba, Ponta Grossa, Maringá e Rolândia foram sorteadas para receber urnas da chamada votação paralela, que é um mecanismo de auditoria feito pelos Tribunais Regionais Eleitorais no mesmo dia das eleições.

O sorteio, aberto ao público e com a presença de representantes dos partidos, foi realizado neste sábado, na sede do TRE-PR. Em 2016, o estado tem quatro urnas na votação paralela. Pela legislação eleitoral, uma das urnas sempre fica na capital. Portanto, Curitiba participa da votação paralela deste ano. As outras três urnas foram sorteadas para Ponta Grossa, Maringá e Rolândia.

A chamada votação paralela é realizada no mesmo dia das eleições, com o objetivo de demonstrar o funcionamento e a segurança das urnas eletrônicas. Na realidade, é um mecanismo de auditoria feito pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em todo o país por meio de amostragem. O juiz Rogério de Assis, presidente da comissão da eleição paralela do TRE-PR, explica como é feita a votação.

De acordo com o juiz, a votação paralela também ajuda a diminuir eventuais dúvidas dos eleitores com relação à segurança das urnas eletrônicas.

A legislação também permite que algumas zonas eleitorais sejam excluídas do sorteio, por exemplo, locais de difícil acesso, como ilhas e aldeias indígenas, além de colégios adventistas, que não funcionam aos sábados.

Para a organização e a condução da votação paralela, é formada uma comissão de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas composta por um juiz de direito, que será o presidente; quatro servidores da Justiça Eleitoral, sendo pelo menos um da Corregedoria; um da Secretaria Judiciária; e um da Secretaria de Tecnologia da Informação. O procurador regional eleitoral também indica um representante do Ministério Público para acompanhar os trabalhos da comissão.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:eleições, Sem categoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: