Paul Merriman, colunista do Market Watch, resolveu compartilhar as melhores lições de investimento para a aposentadoria que aprendeu ao longo da vida.

“Um
Ninguém pode saber o futuro. Especialistas que acham que sabem erram feio na maioria das vezes.

Dois
O melhor guia para o futuro é o passado. Ele fornece probabilidades. Se um determinado investimento falhou 90% das vezes, continuará a fazê-lo.

Três
Concentrar-se nas coisas que podemos controlar. Exemplo: diversificar os investimentos. Uma ação individual de uma empresa, mesmo boa, pode derreter. Já um fundo de ações tem uma perda esperada de apenas 50%. Também devemos conhecer muito os custos, os impostos e a seleção de classes de ativos onde investir.

Quatro
Ter disciplina e controlar as emoções. A maioria dos investidores não tem equilíbrio emocional. Os altos e baixos do mercado levam as pessoas a comprar e vender na hora errada. Logo, depois de decidir no que investir, não perca seu tempo com notícias financeiras ou verificando extratos.

Cinco
99,9% dos investimentos de sucesso tem estratégia defensiva, e não ofensiva. Isso significa, primeiro, evitar a perda do dinheiro, antes de assumir mais riscos.
Nos esportes, há um ditado: o ataque ganha jogos, mas a defesa ganha campeonatos. É o mesmo para os investimentos.”

1 Comentário

  1. Caro Renato Follador,

    Parabenizo-o pelo bom senso e equilíbrio de vossos inteligentes comentários e gostaria de sugerir que os reunisse em um livro tão logo quanto possível.

    Busquei em livrarias alguma obra sua, mas encontrei apenas referências técnicas na área empresarial e de finanças,

    Nenhuma delas versa sobre o tipo de comentários desta coluna, pelo que, mais uma vez insisto, na realização de uma coletânea dos mesmos.

    Conte comigo para o lançamento,

    Atentamente,

    Ione Antonia Pires Vieira do Amaral

    Sua ouvinte diária na CBN

Deixe seu comentário