Filho de Dirceu classifica de “descabido” pedido para investigá-lo na Lava Jato

Zeca Dirceu (facebook Zeca Dirceu)

O deputado federal Zeca Dirceu, do PT-PR, classificou de “descabido” o pedido feito pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal para investigá-lo no âmbito da operação Lava Jato. O parlamentar é filho do ex-ministro José Dirceu, que está preso há mais de um ano.

O pedido de abertura de inquérito contra Zeca Dirceu foi apresentado pela PGR na última sexta-feira e ainda não foi analisado pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo. O caso está sob sigilo, e por isso, não há detalhes das acusações contra o deputado. Mas, segundo a Procuradoria, ele seria investigado pelo crime de lavagem de dinheiro.

Em nota divulgada à imprensa, Zeca Dirceu afirmou que nunca teve relação alguma com as diretorias da Petrobras e com as empresas investigadas na Lava Jato. De acordo com o texto, não existe sequer uma ligação, e-mail, contato, agenda de reunião, testemunho, ou delação em relação a qualquer atitude do parlamentar.

Diante disso, qualquer menção ao nome do deputado seria uma tentativa descabida de envolvê-lo nos fatos simplesmente por seu pai, José Dirceu, ser um dos principais investigados da Lava Jato. O ex-ministro está preso há mais de um ano e recebeu a maior condenação da operação até o momento: mais de 20 anos de prisão.

Três delatores e duas empresas investigadas na Lava Jato fizeram doações para a campanha de deputado de Zeca Dirceu em 2010. Ele disse, no entanto, que as doações foram legais, declaradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral sem ressalvas, e os nomes dos doadores também são de conhecimento público há seis anos.

Ou seja, não existe, segundo o deputado, um único fato que justifique o pedido de investigação. Ele acredita que o STF vai arquivar o caso. Por fim, Zeca Dirceu afirmou que está à disposição da Justiça para qualquer esclarecimento.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Lava Jato

Tags:, ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: