Governo quebra acordo e servidores do Paraná prometem greve geral

Foto: APP Sindicato

Foto: APP Sindicato

Após o governo do Paraná enviar à Assembleia Legislativa o projeto que revoga o reajuste salarial dos servidores , o funcionalismo promete uma greve geral a partir do próximo dia 17 – os trabalhadores  estarão  mobilizados nos próximos dias pra organizar o movimento.

A presidente do Fórum das Entidades Sindicais , Marlei Fernandes, fala em calote.

O reajuste salarial, com pagamento escalonado,  está previsto em lei, aprovada em 2015  em meio à greve do funcionalismo, ocupação da Assembleia Legislativa e o confronto no Centro Cívico que deixou mais de 200 pessoas feridas.

O governo do estado afirma que não poderá cumprir o acordo em razão da baixa arrecadação e  que vai priorizar o pagamento das promoções e progressões de 80 mil dos 240 mil servidores ativos. O montante chega a 750 milhões de reais até o fim do ano.

Não há como quitar todas as pendências de uma vez – é o que  diz o líder do executivo na Casa.  Para o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), os servidores têm ser compreensivos.

O projeto que quebra o acordo com os servidores começou a tramitar na Assembleia Legislativa na última segunda-feira (3), um dia após o primeiro turno das eleições – motivo de questionamento por parte do líder da oposição,  o deputado Requião Filho (PMDB).

Nereu Moura (PMDB), que integra a oposição,  também criticou a data do início da discussão.

A proposta foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias e já está na Comissão de Orçamento, presidida por Nereu Moura.

O relator é o deputado Elio Rusch, do DEM, da base governista. O parlamentar disse que irá apresentar o relatório até o fim do mês.

Já o líder do executivo  informou que a votação principal em plenário só deve acontecer depois do dia 30, ou seja, após o segundo turno das eleições.

Questionado sobre quando o governo do Paraná pretende pagar o reajuste ao funcionalismo, o secretário chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, respondeu que não há data pra isso.

Repórter Andressa Tavares



Categorias:Política

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: