Alunos ocupam cinco colégios da região de Curitiba contra reforma do ensino médio

Reprodução Facebook UPES

Reprodução Facebook UPES

São cinco os colégios estaduais ocupados por estudantes na região metropolitana de Curitiba, em protesto contra as reformas no ensino médio previstas em Medida Provisória apresentada pelo governo federal.

De acordo com a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas além do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, ocupado na noite da segunda-feira (03), as ocupações se estenderam na noite de ontem (terça, 04) para o Elza Sheren Moro e o Afonso Pena; além desses, a própria Secretaria de Estado da Educação confirma que o movimento de alunos também mantém ocupados na manhã desta quarta-feira (05) o Herbert Souza e o Costa Viana. Todos os cinco ficam em São José dos Pinhais.

Não há previsão de liberação dos prédios por parte dos alunos e as aulas estão paralisadas.
De acordo com a secretaria, cada escola é responsável por elaborar calendários de reposição, que tem que estar de acordo com a obrigatoriedade de 200 dias letivos e 800 horas/aula no ano.

Ainda de acordo com a secretaria da educação, até o momento os estudantes que participam das ocupações não aceitaram dialogar com a pasta, tentativas que seguirão pelos próximos dias. Se um canal de comunicação não for estabelecido, o governo do estado já confirma que vai pedir reintegração de posse na Justiça.

Além dos atos de ocupação, estudantes também fazem protestos em frente às escolas e há manifestação na região central, na praça Santos Andrade, local tradicional de mobilizações populares da cidade, como parte do ato nacional contra as mudanças na educação.

Repórter Cristina Seciuk



Categorias:Geral

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: