Associação dos Municípios diz que “prefeituras brasileiras estão à beira da falência”

Foto: AMP

Foto: AMP

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná está em Brasília nesta quarta-feira para participar de uma mobilização nacional, que tem objetivo de cobrar soluções do poder público para a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras do país.

O presidente da AMP e prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortina, está em Brasília e vai participar da mobilização nacional para cobrar soluções à grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras de todo o país. O grupo de prefeitos deve se reunir, ao longo do dia, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o do Senado, Renan Calheiros.

De acordo com Ricardo Ortina, os valores repassados pelo Governo Federal aos municípios estão defasados ou normalmente atrasados. Por causa disso, as prefeituras enfrentam a pior crise dos últimos 50 anos e estão à beira da falência. Ortina falou que em “pedir esmola” ao governo para tentar sair da crise.

Segundo Ortina, os municípios enfrentam dificuldades até mesmo para honrar a folha salarial do funcionalismo público. O risco, daqui pra frente, é que serviços acabem suspensos por falta de recursos.

Passadas as eleições municipais, Ortina afirma que está na hora de o Governo Federal e o Congresso ajudarem as prefeituras a sair da crise. Caso contrário, os prefeitos eleitos neste domingo, que vão assumir os cargos em primeiro de janeiro, terão dificuldades para administrar as cidades.

Os gestores municipais dizem que sofrem com as reduções frequentes do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), principal fonte de receita de 70% das cidades paranaenses. Eles também pedem o pagamento da dívida de R$ 43 bilhões em Restos a Pagar da União com os municípios.

Outros temas importantes que estão na pauta dos prefeitos são: a votação imediata de projetos como a Lei de Resíduos Sólidos e o Piso Salarial do Magistério, que devem impactar nas contas municipais, principalmente a partir do próximo ano.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Geral

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: