Richa promete reforma do ensino médio sem prejuízos aos alunos e com disciplinas preservadas

Reprodução Facebook

Reprodução Facebook

Em pronunciamento divulgado na internet, o governador Beto Richa prometeu não fazer mudanças que venham a prejudicar os estudantes paranaenses e reafirmou que a reforma do ensino médio será debatida com a comunidade escolar.

Apesar dos esforços do governo para conter os ânimos, cresce a mobilização dos alunos contra a Medida Provisória do governo federal.
De acordo com o levantamento da União Paranaense dos estudantes secundaristas são 22 os colégios ocupados nesta quinta-feira (06) em todo o Paraná. Dezenove deles ficam na região metropolitana de Curitiba: em Pinhais, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. As outras escolas que tem ocupações ficam nos municípios de Maringá, Ponta Grossa e Mandaguaçu.

O movimento, segundo a Upes, será mantido como parte das mobilizações nacionais para pressionar o governo Temer a retirar a medida provisória, que prevê a reforma no ensino médio, e também para cobrar da gestão estadual que não acate as propostas.

Nos últimos dias a Secretaria da Educação já se pronunciou afirmando que debates com a comunidade serão realizados e nesta quarta (05) o governador Beto Richa veio a público para falar sobre a reforma.
Em pronunciamento divulgado na sua página oficial no Facebook, Richa afirmou que os alunos não serão prejudicados e reforçou que discussões estão garantidas.

O governador falou na construção conjunta de uma reforma para o estado, a partir das discussões que serão promovidas já nos próximos dias. Richa ainda defendeu a necessidade de modernização, mas se comprometeu a manter disciplinas.

A reestruturação do ensino médio proposta na Medida Provisória prevê que, durante um ano e meio, o aluno curse uma grade curricular padrão. E no período restante pode decidir em quais áreas do conhecimento quer se aprofundar.

O estudante poderá escolher entre cinco ênfases: linguagens, matemática, ciências sociais e humanas, ciências da natureza, ou ainda optar pela formação técnica profissional. A reforma também prevê o aumento da oferta de ensino médio em período integral.

Repórter Cristina Seciuk



Categorias:Geral

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: