Sindicato orienta bancários a aceitar proposta da Fenaban e encerrar greve

Os bancários da Grande Curitiba realizam uma assembleia nesta quinta-feira para avaliar a última proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A orientação do Comando Nacional dos Bancários é de aprovação da proposta, encerrando a paralisação, que já completou um mês.

A nova proposta inclui um aumento de 8% nos salários, mais abono de R$ 3.500 a ser pago em até 10 dias após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho. A proposta prevê ainda reajuste de 15% no vale-alimentação e de 10% no vale-refeição e no auxílio creche-babá. Os dias da greve não serão descontados ou compensados. A oferta também já garante o reajuste salarial de 2017, que seria a reposição integral da inflação, e mais 1% de aumento real.

Os bancários vão analisar a proposta na assembleia de hoje. Segundo Genésio Cardoso, diretor do sindicato dos bancários da Grande Curitiba, a orientação do Comando Nacional dos Bancários é para que a oferta seja aceita, encerrando a greve que já dura um mês.

A oferta da Fenaban ficou abaixo do pedido da categoria, que era de 9,62% de reposição da inflação, e mais 5% de aumento real, entre outras demandas. Mas o sindicato entende que, em tempos de crise, não é possível avançar nas negociações com a classe patronal.

A assembleia da categoria está marcada para 17h. Se os trabalhadores votarem pelo fim da paralisação, o atendimento nas agências deve retornar a partir de amanhã.

De acordo com o último balanço divulgado pelo sindicato, 361 agências estão fechadas em Curitiba e região metropolitana, além de seis centros administrativos.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Geral

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: