Dirigentes da Executiva Estadual do PT se reuniram na última sexta (7) para avaliar os primeiros resultados das eleições municipais e definir um posicionamento para o segundo turno.Nestas eleições, o Partido dos Trabalhadores elegeu dez prefeitos no Paraná. No pleito anterior, em 2012, 41 petistas foram eleitos chefes do executivo municipal.

Os números obtidos pelo partido estão muito abaixo do esperado. A mesma queda foi registrada nos legislativos municipais. Se em 2012, foram eleitos 368 vereadores do PT, neste ano o número despencou para 132.

Para o presidente estadual do partido, Enio Verri, os maus resultados são atribuídos a uma soma de fatores. Entre eles práticas como o Caixa 2 durante o financiamento de campanhas.

No entanto, o presidente estadual do partido afirma que não é apenas o PT que está em crise, mas toda a política. E que isso se refletiu nas urnas.

Após a reunião da executiva, na sexta, no sábado a Diretoria Estadual do PT se reuniu para definir o calendário de mobilizações no Paraná. Os encontros têm como objetivo pensar quais dos próximos passos da legenda.

O presidente estadual do PT confirma que vai haver mudanças no partido, mas que os detalhes só devem ser definidos em um congresso nacional previsto para o ano que vem.

Repórter: Ana Krüger.

Deixe seu comentário