Clima do Paraná pode ser mais quente e seco nos próximos 25 anos

Foto: AEN

Foto: AEN

Uma pesquisa inédita realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério do Meio Ambiente mostra que o Paraná poderá apresentar dias mais secos e quentes nos próximos 25 anos.

Os dados são de um estudo inédito, que avaliou a vulnerabilidade dos 399 municípios paranaenses à mudança do clima. O Paraná foi o estado escolhido para representar a região sul do Brasil neste levantamento, que é nacional.

De acordo com as projeções feitas, a região nordeste do estado poderá ter um aumento de até 5,6°C na temperatura e uma diminuição de 18% no volume de chuvas.

Em Curitiba e região metropolitana, a temperatura poderá aumentar mais de 3°C no período de 2041 a 2070. Também vai aumentar, em até 30%, o número de dias seguidos sem chuva. No entanto, a precipitação se mantém quase a mesma ao ser comparada com a atualidade, apresentando um incremento de até 2%. Esse cenário ocorre por causa da concentração do volume de chuvas em espaços curtos de tempo, possibilitando o aumento de eventos extremos e doenças associadas ao clima.

A apresentação dos resultados sobre a pesquisa ocorrerá durante o Seminário Indicadores de Vulnerabilidade à Mudança do Clima, que será realizado nesta terça-feira (11) em Curitiba.



Categorias:Paraná

Tags:, , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: