Foto: Hedeson Alves

Estão marcados para esta quinta feira (13) os seminários promovidos pela Secretaria da Educação do Paraná para debater as propostas do Governo Federal de reforma do ensino médio. As discussões são abertas a toda a comunidade. Estudantes, professores, pais, pedagogos e movimentos estudantis.

Os encontros devem acontecer nas 32 regionais da Educação no Paraná. Em Curitiba, o debate acontece no CANAL DA MÚSICA R. Júlio Perneta, 695 – Mercês. Acesse aqui a lista completa dos locais onde os seminários acontecem.

A população também pode participar da discussão por meio de um questionário disponível na internet. A ferramenta permite que o cidadão opine sobre cada proposição e também faça críticas ou sugestões.

As principais mudanças trazidas pela MP são a progressiva ampliação da carga horária para 1.400 horas anuais, contratação de professores sem concurso público com notório saber, obrigatoriedade da disciplina de língua estrangeira inglesa, diminuição do número de disciplinas obrigatórias, entre outras.

Segundo a Medida Provisória, durante um ano e meio, o aluno deve cursar uma grade curricular padrão. E no período restante pode decidir em quais áreas do conhecimento quer se aprofundar.

A reforma também prevê o aumento da oferta de ensino médio em período integral.  Não há previsão de quando as mudanças começam a ser implantadas.

Repórter: Ana Krüger

Deixe seu comentário