Servidores se mobilizam para greve geral; paralisação começa na próxima segunda-feira

Greve geral dos servidores estaduais a partir de segunda-feira (17). A paralisação pressiona a retirada da Assembleia Legislativa do projeto de lei que congela os salários do funcionalismo.

Após vários protestos, a tramitação do texto foi suspensa pelo Governo do Estado. Mas a medida não bastou, como explica a coordenadora geral do Fórum das Entidades Sindicais, Marlei Fernandes de Carvalho.

O projeto de lei foi enviado ao legislativo no dia 3 de outubro, um dia após as eleições municipais. Logo que o texto foi apresentado, integrantes do Fórum enviaram um ofício ao presidente da Casa, e ao Governo do Estado, pedindo a retirada da proposta.

Em assembleia nesta quarta-feira (13), os professores da Rede Estadual de Ensino confirmaram a adesão à greve. A secretaria de estado da educação lamentou, em nota, o anúncio da paralisação, e afirmou que todas as demandas dos professores e funcionários da educação estão sendo analisadas.

A nota diz ainda que uma nova rodada de negociação com os servidores está prevista para a próxima quarta-feira (19). O governo do estado já anunciou que vai descontar do salário dos docentes os dias de paralisação.

Professores das universidades estaduais também devem aderir à paralisação. Das sete instituições, seis já decidiram em assembleia pela adesão à greve geral.

Não são só os professores que devem entrar em greve. Os policiais civis decidem até amanhã se vão cruzar os braços. O secretário de estado de segurança publica, Wagner Mesquita, já se pronunciou sobre o assunto.

Outras categorias também devem aderir à greve geral. As assembleias estão previstas para o início da semana que vem.

Repórter Ana Krüger



Categorias:Paraná

Tags:, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: