Professores protestam contra congelamento dos salários em frente à casa de Romanelli

sem-titulo

Cerca de cem professores foram neste sábado até a casa do deputado Luiz Claudio Romanelli, do PSB, líder do Governo na Assembleia, para protestar contra o projeto que revoga o reajuste salarial dos servidores estaduais.

Os educadores pertencem ao núcleo sindical Curitiba Sul, ou seja, trabalham em escolas da região sul da cidade. Cerca de 100 professores foram neste sábado até a casa do deputado Luiz Claudio Romanelli, do PSB, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, para protestar contra o projeto que revoga o reajuste salarial dos servidores estaduais.

A proposta foi enviada ao legislativo no começo do mês, um dia após as eleições municipais. Logo que o texto foi apresentado, os servidores deram início a uma série de protestos, que levou à suspensão da tramitação do projeto. A medida foi considerada insuficiente pelos professores, que pediram ajuda de Romanelli para evitar o congelamento dos salários.

Com faixas e cartazes e até um carro de som, os professores foram recebidos pelo líder do governo, que tentou explicar a opção do estado em priorizar o pagamento de promoções e progressões ao invés do reajuste salarial do funcionalismo público.

O reajuste salarial, com pagamento escalonado, está previsto em lei, aprovada em 2015, em meio à greve do funcionalismo, ocupação da Assembleia Legislativa e o confronto no Centro Cívico que deixou mais de 200 pessoas feridas.

O governo do estado afirma, agora, que não pode cumprir o acordo em razão da baixa arrecadação e diz que vai priorizar o pagamento das promoções e progressões de 80 mil dos 240 mil servidores ativos. Uma greve geral do funcionalismo está prevista para começar nesta segunda-feira contra o congelamento do aumento salarial. Categorias como professores e policiais civis já aprovaram a adesão ao movimento.

Repórter Tabata Viapiana



Categorias:Paraná, Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: